Cia Tempero D'Alma Artes Cênicas
Instagram Cia Tempero DAlma Face Cia Tempero DAlma Face Cia Tempero DAlma Face Cia Tempero DAlma

Cia Tempero DAlma

Artes Cênicas

Fernanda Rodrigues – Libras em cena

3 min read

Fernanda Rodrigues, intérprete de Libras durante a Oficina “Experimentação do estado do palhaço” (2018/2019)

Autor: Danilo Prazeres – 04 jul 2019

No mês de junho de 2019 ocorreu na sede da Associação a “Oficina de Libras” para alunos e associados, com a intérprete Fernanda Rodrigues.

Oficina de Libras (2019)
Fernanda Rodrigues, intérprete de Libras

Convidada a integrar seus conhecimentos com a Língua Brasileira de Sinais na grade curricular do curso de teatro da Companhia, Fernanda Rodrigues da Silva é pedagoga e, apesar de já ser fluente em Libras, está cursando faculdade de Letras (Libras) pelo Centro Educacional Anísio Teixeira – Cetex de Limeira/SP, além de já ter participado de vários cursos que a qualificaram ainda mais para a realização da parceira com a Associação, como a Oficina “Experimentação do estado do palhaço” (2018/2019), os workshops “Intérprete de Libras Educacional” (2015), e “Desdobramento de técnicas para o intérprete de Libras” (2015), além do curso de Libras da Escola de acompanhamento pedagógico e cursos Conhecer (2012/2013).

Atualmente atuando como professora e interlocutora em escolas estaduais e municipais localizadas em Rio Claro/SP, a mais nova parceira da Cia bateu um papo conosco e destacou a qualidade do espaço.

Além de ser bem espaçoso e arejado, conta com materiais diversificados, tem também um ótimo ponto de referência, fácil de chegar para quem é de fora. Sobre a estrutura, pude contar com todo acesso e me senti muito bem à vontade.

Oficina de Libras, com Fernanda Rodrigues (2019)

A experiência nova, tanto para a Associação quanto para a própria artista, junto a alunos de um curso de teatro foi destacada.

Os alunos são maravilhosos, me senti muito acolhida por todos, sem contar o interesse pelo assunto. A energia dessa turma foi incrível, foi uma experiência que quero continuar!

Esse novo ambiente trazido aos alunos de teatro serve para mostrar que todos têm um papel fundamental no conhecimento, engajamento, integração e comunicação com todo tipo de público.

Acredito que em primeiro lugar precisamos conhecer esse mundo maravilhoso que é a Libras e todo seu universo, uma vez que os surdos vivem e convivem no mesmo espaço que nós e não há nada de diferente, apenas a língua. Um país dividido por comunidades que não se comunicam… precisamos reverter isso!

Por fim a profissional destaca o papel da arte como instrumento de acessibilidade.

“E penso que é esse meu papel, levar um pouco do que conheço para que todos ao meu redor possam estar envolvidos de alguma maneira. E o âmbito artístico é um dos passos mais incríveis que podemos dar juntos, acoplar o que a Libras tem a oferecer com tudo que envolve a arte. Pois em nosso país o acesso a qualquer cultura já é muito escasso, que dirá para uma comunidade que fala outra língua. Sabemos que é por meio da arte que podemos ter uma sociedade melhor, por isso é um caminho maravilhoso!

Fernanda Rodrigues e os alunos do curso de teatro da Cia Tempero D’Alma (2019)

Após essa valorosa e enriquecedora oficina, a querida Fernanda Rodrigues deve voltar em breve com novas parcerias junto à Cia Tempero D’Alma, que segue com suas atividades de formação artística e eventos durante todo o ano.

PRINCIPAIS ACESSOS



Associados Álbuns Eventos

Ingressos Inscrição Serviços



VÍDEOS EM DESTAQUE







© 2019 Associação Cultural Tempero D'Alma de Artes Cênicas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvimento Agência Interativa Nautilus Publicidade