Cia Tempero D'Alma Artes Cênicas
Instagram Cia Tempero DAlma Face Cia Tempero DAlma Face Cia Tempero DAlma Face Cia Tempero DAlma

Cia Tempero DAlma

Artes Cênicas

Teatro e a formação humanística

2 min read

Alunos em aula

Autor: Danilo Prazeres – 03 jul 2019

Quando se questiona a pessoa que busca as aulas de um curso ou oficina de teatro o que ela pretende, fatalmente a resposta está relacionada com a perda da timidez, com a forma e postura de encarar o público, com a desenvoltura corporal, com distúrbios vocais, inclusive para falar mais alto ou melhor, com a auto estima, ou, por fim, com o próprio interesse na atividade lúdica em si, além de outros motivos relacionados com a própria pessoa ou sua relação com a sociedade.

De fato, todas essas motivações justificam, mas também representam traços individuais que caracterizam a personalidade dos potenciais artistas, que buscam no coletivo cênico e nos instrumentos lúdicos os mecanismos para melhorar a qualidade de vida social, ou simplesmente pelos jogos e brincadeiras teatrais.

Cinema com João Paulo Miranda Maria (2018)

Nesse contexto, porém, o orientador, ou professor, ou formador teatral atua como um condutor de toda experiência acumulada pela pessoa, contribuindo não só com o trabalho de expressão corporal, vocal, dos jogos teatrais e de improvisação. A esse propósito o professor de teatro, ou qualquer segmento artístico, tem uma função social inclusive na formação humanística, pois entende que a personalidade se forma e desenvolve não só por essas ações práticas que realiza no teatro, mas por toda a influência que a família, a comunidade, a sociedade toda exerce nos estudiosos ou curiosos das artes cênicas.

Brenda Miranda em “O pequeno imperador” (2019)

Essa formação, além disso, contribui para o processo lúdico das atividades e processo de criação realizadas nas atividades teatrais, pois estimula e desenvolve exercícios de leitura, de interpretação, de empirismo que abrem os olhos do estudioso para as situações e seres do cotidiano, e cada pequeno detalhe que compõe essas situações, que serão úteis para a criação de personagens, cenários, figurinos, caracterizações e atuação.

Portanto, a inclusão da formação humanística da pessoa no seu processo de estudo teatral, assim como na educação, considera que o artista se educa, desenvolve e forma durante toda a vida, por influência de toda as relações sociais e culturais, dentro e fora do teatro, conduzindo o estudioso para um conhecimento mais amplo do que aquele que o motiva a ingressar no teatro.

PRINCIPAIS ACESSOS



Associados Álbuns Eventos

Ingressos Inscrição Serviços



VÍDEOS EM DESTAQUE







© 2019 Associação Cultural Tempero D'Alma de Artes Cênicas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvimento Agência Interativa Nautilus Publicidade